Comercial Havaianas e cenas de hipocrisia explícita
Clotilde Tavares | 23 de setembro de 2009Penso que todo mundo já viu o comercial das sandálias Havaianas que estava passando na TV. Leve, divertido, bem humorado, foi criado pela AlmapBBDO e tem a presença do ator Cauã Reymond, que vira o foco de uma conversa entre avó e neta na mesa de um restaurante. Se você não viu, deve vê-lo clicando abaixo, antes de continuar lendo. É rápido, tem apenas 32 segundos.
http://www.youtube.com/watch?v=u9G5NHkhsFI&feature=relatedPois bem: o comercial foi retirado do ar. As chamadas pessoas “de bem”, baluartes da moral e da pureza, acharam que a peça publicitária ofendia a “sagrada” instituição do casamento e pressionaram a empresa, que achou melhor suspender a exibição, no que eu não a condeno uma vez que precisa vender seu produto e não vai brigar com supostos clientes, sejam eles hipócritas ou não. E chamo sim essas pessoas de hipócritas porque se julgam mais puros e decentes de que os outros e nessa tentativa de impor seus valores atropelam os valores das outras pessoas. Veja abaixo o vídeo que está disponiblizado no You-Tube contra o comercial, com direito a citações bíblicas e tudo o mais. Dura 2 minutos.
http://www.youtube.com/watch?v=vs2vmr7vZeEO video começa com a declaração: “Fui obrigado a falar de sexo com minha filha de 5 anos!” Ora, minha gente! Qual o problema? Todo mundo sabe que é nessa idade que as crianças começam a perguntar sobre “aquilo que papai e mamãe fazem quando se trancam no quarto”, sem precisar da televisão para que essa curiosidade seja despertada. A clareza e a sinceridade nas respostas vai determinar no futuro a atitude saudável ou não dessa criança em relação ao sexo. Mas o video continua dizendo que a criança viu “uma avó dizer à neta que fazer sexo é moderno!” Na verdade, a avó não disse isso. Dise que ela, a avó, era moderna, porque convenhamos: fazer sexo é a coisa mais antiga que existe.
Eu duvido que a criança tenha perguntado isso aos pais. A referência a sexo é rápida, casual e sutil, dentro da conversa, e tenho certeza de que a criança não atentou pra isso. E se atentou? E se perguntou? Qual o problema de uma criança de cinco anos perguntar o que é sexo e a mãe responder? E será que e só esse comercial a única referência ao sexo que há na TV, cuja programação a criança assiste inteirinha enquanto os pais trabalham? E os comerciais de outros produtos, como os de cerveja, por exemplo, carregados de conteúdos eróticos?
O pior de tudo é que o vídeo traz o exemplo da criança de 11 anos, estuprada e engravidada pelo padastro pedófilo. O que o video quer demonstrar aqui? Que as crianças, conhecendo o sexo tão cedo, e preferindo o sexo ao casamento, se fazem estuprar e engravidar de propósito pelo inocente padastro, aprisionado nas garras da menininha que aprendeu sexo na TV?
O mundo está cheio desse tipo de hipocrisia, meu caro leitor. O mundo nestá lotado de pessoas puras e melhores do que as outras, que vêem pecado e sujeira em tudo, porque o pecado e a sujeira está dentro dos seus corações e mentes, toldando sua visão, distorcendo a sua forma de ver a realidade e prejudicando toda a sociedade.
Para concluir, veja como a empresa contornou com elegância a situação, tirando o comercial do ar mas o substituindo pelo apresentado abaixo.
http://www.youtube.com/watch?v=q4Lsk_cEdQAUPTADE: (24/09)
Quero agradecer a todos que participaram desta discussão. Tenho lido atentamente todos os posts e justamente por essa leitura notei que os argumentos começam a se repetir. Considero que, uma vez que as diversas opiniões, contra, a favor, mais ou menos, quase, em certos casos e talvez já foram apresentadas, replicadas e treplicadas, chegou a hora de encerrar. Agradeço a todos, e aproveitem para visitar os outros 172 posts deste blog, sobre temas variados. Mais uma vez, muito obrigada.
[…] – O campeão de visitas foi um post que escrevi em 23 de setembro de 2009 sobre o comercial das sandálias Havaianas. O comercial foi retirado do ar por desagradar – segundo a empresa – a setores […]
[…] escrevi aquele post sobre o comercial das sandálias havaianas, permiti todos os comentários que tinham idéias contrárias às que expressei no post, desde que […]
[…] em que a vó falava para a neta se jogar. Acompanhe: Zel, La Reina, ambas a partir do artigo da Clotilde Tavares. Detalhe: a Havaianas deu a volta por cima dos hipócritas, colocou a vovó de volta ao ar […]
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Clotilde,
Eu adorei o comercial e o seu post!
Na primeira vez vi rapidamente, pois estava de passagem em frente à TV. Depois prestei atenção e dei risadas!
Pense numa avó que eu queria ter! E numa avó que eu seria se tivesse filhos e netos!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Achei muito legal tudo o que foi postado. Interessante perceber a diferença entre dar uma opinião com a consciência e com a personalidade. Penso que a gente está sempre reagindo com tudo aquilo que é diferente do que a gente ACHA que é certo. E “achar” não é uma faculdade da inteligência. A não aceitação da realidade faz a gente sofrer e nubla a nobre faculdade de pensar, responsável por solucionar as nossas questões. Tudo que foi citado está aí, 24h por dia, de uma maneira ou de outra, implícito ou explícito. São incontáveis os assuntos que deveríam ser tratados com as crianças (e com adultos também) mas isso não cabe dentro da realidade. Penso que a saída (se é que ela existe) é ensinar as crianças a pensar fornecendo-lhes no dia-a-dia elementos de razão para que elas pensem sozinhas na medida de seus entendimentos…mas só podemos ensinar aquilo que sabemos fazer.
Infelizmente no Brasil, pela hipocrisia de muitas pessoas, se tem a mania de se criticar e dizer que isso ou aquilo ofende a moral e os bons costumes, mas se fosse mesmo para criticar o que ofende a moral e os bons costumes, deveríamos começar pelas novelas que estão cheias de cenas de pornografia, pelos seriados que não fazem outra coisa se não apelarem para a pornografia e até o cinema brasileiro, com muitos filmes ridículos,não todos, que apelam demais para a pornografia e não acrescentam em nada em termos de cultura, educação e esclarecimento para nossas crianças e até enoja com tanta baixaria, até os programas de humor exageram na pornografia e mesmo assim ninguém critica ou pede para tirar do ar.
Não é este comercial sutil e muito bem feito, que ofende a moral do nosso povo, mas sim a cabeça poluída das pessoas que só pensam em coisas erradas que estam destruindo a nossa sociedade.
Olá André Farkatt, creio eu que a idéia aqui não é promover a censura e nem distorcer a educação ou moralidade, mas ainda acho que os bons principios, os valores são heranças que devem ser preservados (na medida do possível) para nossas crianças. O fato do telespectador ouvir a palavra sexo não é problema nenhum, a questão é qual foi transmitido no comercial, banalizando o prórpio sexo (fazer por fazer) mas, fazer o que né como disse aqui anteriormente hoje somos um país muito “moderno”, “avançado” e pra muita gente valores, principios isso virou caretice.
Tudo tem o seu tempo, no momento certo a criança tem de ser instruída a entender o sexo mas, não pode ser “agredida” futilmente por um comercial de chinelos e defendo essa tese dos principios somente pelas crianças pois, eu sou um adulto, não tenho filhos e não me surpreendo com tanta banalidade e porcaria que passam em nossas telinhas e rádios.
E ressaltar que não possuo nenhuma religião mas, ainda acredito nos valores que devemos transmitir para as crianças, foi com eu disse anteriormente:
“…por essas e outras lá fora nós somos vistos como o país da sacanagem, abaixo o créu, abaixo promiscuidade, abaixo as tendências maliciosas de novelas nos canais livres, a criança quando tiver de saber o que é sexo tem de ser instruída e acompanhada (até certo ponto) pelos pais e não serem agredidas gratuitamente com um monte de porcarias que elas estão expostas na tv hoje em dia, falei!”
Achei o comercial forçado, indutivo e maldoso no nível das novelas da Rede Globo de Televisão, padrão globo de pornografia. Meu caro Nassif, não é que as pessoas sejam hipócritas é que elas são forçadas muitas vezes a sorrir numa situação que a mídia, a mesma que o senhor freqüenta, impões goela abaixo na sociedade. E as pessoas mais velhas ou de mais idade, para não passar por atrasada, se obrigam a aceitar. Hoje em dia, em nome desta desfaçatez ou promiscuidade geral, é comum se ver em festas, reuniões, shopping e até mesmo na rua, mulheres e homens casados numa paquera desavergonhada e ensandecida com seus amantes, como se o cônjuge fosse apenas aquele que colabora nos pagamentos de contas ou cuida dos filhos. A famosa Xuxa, rainha da pornoGlobo de televisão, que o diga, homem bom é aquele que serve apenas pra procriar na hora que ela quer, pra isso contratam o bagual de cria Szafir.
É claro que estas pessoas que condenam o comercial, passam por hipócritas no momento em que não criticam as redes de televisão que diariamente largam seus lixos libidinosos nos lares brasileiros em horários nobres. Malhação poderia por exemplo ser chamado de “perversão”, pois além de mal-educados os alunos vivem em chupação desenfreadas que deixa as pobres sangre sugas de boca aberta. A escolinha do senhor Sidney Magal na bandeirantes e Zorra Total, mais parecem programas eróticos do que de humor, tem até ator de pornografia.
Então as pessoas estão saturadas com esta maldade explícita toda, até que chega o dia do desabafo como foi o caso deste comercial, convenhamos a coisa foi forçada pra ver no que dava, só faltava ter ao fundo uma musica da imbecil da pitty, pra deixar a coisa mais vulgar ainda.
Que belo post! Tão elegante quanto o desfecho da Havaianas.
Parabéns! Eu nem sabia que o comercial tinha sido retirado do ar.
Você ainda pegou leve com os falsos moralistas que querem impingir aos outros seus valores religiosos.
Podem ficar tranquilos pois não sou uma daquelas pessoas super tradicionais ou para quem gosta de expressões “old fashion”, no entanto não sei aonde fomos parar, dizer que um comercial aonde o sexo aparece explicitamente como um vilão destruidor de casamentos quando na verdade o intuito do sexo é que duas pessaos vivam como uma só e que possa através disso gerar uma terceira pessoa.
O quão assombroso, misterioso e mágico é o nascimento de uma criança e isso só pode ser realizado através do sexo, mas o que entendi no comercial é que a era na qual vivemos isso já não faz diferença é uma era moderna e descompromissada com que diz respeito a família não importando que um dos parceiros seja casado.
É por isso, que vemos uma geração que vive se reproduzindo como animais e depois querem jogar toda a culpa no governo que não contrala isso, mas os culpado sempre será a população que com pensamentos não modernos mas mesquinhos, cresce não para um futuro melhor, mas para o declínio de sua própria espécie.
Opa! Agora passou o comercial do programa chamado “AMOR E SEXO”. Pode também???? Gente, tá ficando divertido reparar o quanto tudo isso é ridículo… 🙂
Concordo plenamente. E é incrível que tem gente que acredita que uma criança de 5 anos ouviu a palavra sexo pela primeira vez assistindo a esse comercial. Se eu não tivesse mais o que fazer, assistiria hoje a Malhação e as novelas da Globo e contaria quantas vezes a palavra proibida é dita.
E se a pobre velhinha vai contra a moral, acabem com todas as novelas!! Todas estão repletas de valores errados, né? Assim os pais vão poder largar as crianças na frente da tv sem nenhuma supervisão pra se livrar dos pirralhos.
Aliás, são 15h35, horário de criança assistir tv, e acabo de ver uma chamada para a série Aline, onde é dito claramente que a protagonista mora com dois namorados. Isso pode, né?? Aí não afeta o sagrado casamento…
(hahahahahaha)
Imagino que o sonho de todos os que gostaram desse comercial, tenha sido o de pertencer à uma “família”, se é que se pode chamar assim, onde o pai transou com a mãe, mas não se casou com ela, nem ao menos FICOU com ela. Então imagino que todas essas pessoas que gostaram do comercial, tenham sonhado com uma infância onde a mãe transava com homens por modernidade, sem estruturar sua família, seu Pai, transava por aí com outras mulheres também, sem se unir à nenhuma delas, afinal, o negócio é ser moderno, transar, fazer sexo. QUEM FALOU EM CASAMENTO? Engraçado que tantas pessoas que aprovaram o comercial, e chamam os que não aprovaram de hipócritas, cresceram em lares com pais casados, e agradecem a Deus por isso. A mídia destrói a família pra vender chinelo, e depois tenta unir a família em uma mesa pra vender margarina. E as pessoas simplesmente não percebem que são alvo fácil desse turbilhão comercial, que visa simplesmente esvaziar seus bolsos, sem se preocupar se vão deuxar um rombo na sua estrutura como ser humano.
Caio,
Você, na tentativa de ser justo, foi mais errado ainda.
1- Um comercial de TV não é algo público. É privado. Assim sendo, não precisa ser democrático. Contanto que siga a lei, isso é, não faça apologia ao crime, etc, pode dizer o que bem entender. Se um dia, a Igreja Blackstorm Boladadão de Satanás comprar 20 minutos de comercial no horário do xou da xuxa, pra falar que Satã é show, convidando as crianças a virem pra igreja com roupa preta e cruz invertida, PODE. Ninguém pode processar, reclamar ou o que quer que seja. A emissora pode no máximo barrar, pois também ela é privada, e tem livre domínio de seus interesses. Mas se alguma aceitar, também esta não poderá sofrer sanção, em qualquer forma da lei.
2- Quando você fala que os valores morais expostos contrariam “a maioria” da população brasileira, gostaria que informasse a fonte de sua informação. Pois sinceramente acho que saiu de sua cabeça mesmo. Há de fato uma grande parcela de puritanos e moralistas entre o público telespectador (o que já não é a totalidade da população brasileira, então você já está errado). Mas não acredito que seja, como diz, maioria esmagadora, e mais, ainda que fosse, não se esqueça que a maioria achava que a terra era quadrada, que a maioria achava que mulher não tinha direito de nada e que a maioria achava que deus era um cara correndo de sandálias com um raio na mão, sentado no topo de um morro. O caminho do progresso sempre foi o do esclarecimento das maiorias, é assim que a “vanguarda” se torna “pensamento corrente”, nunca há, houve, ou haverá, progresso de aceitação popular instantânea, em parte pela igreja, em parte pelos costumes e tradições, em parte pela mídia, em maioria pela ignorância.
3- Atenção telespectadores! Amanhã mostraremos um comercial de cerveja onde sugeriremos que, bebendo nossa cerveja, você vai “pegar geral”, e exemplificaremos com um ator sendo agarrado e seduzido por duas modelos lindissimas, usando apenas biquinis, tops e microssaias. O comercial vai rolar as 13h30m, não se esqueçam de tirar as crianças da sala! 🙂
Caio, se você já viu alguma propaganda usar um “aviso prévio” tipo esse aí, me avise, mas não achará. Os princípios CONSTITUCIONAIS devem ser respeitados, por emanarem DO POVO. Os princípios MORAIS são relativos, mutáveis, locais, religiosos e portanto sectaristas, não universais como você apregoa. O católico diz que uma tal coisa é imoral, o evangélico, aquilo outro, o judeu, não condena nenhuma das duas, mas condena uma terceira… Pra exemplificar, se você ler “Mil e uma noites”, no conto dos irmãos do barbeiro, vai ver um trecho onde a barba e o bigode de um rapaz vão ser raspados, e ele reluta, pois a perda dos bigodes vai fazê-lo “motivo de troça” na sociedade dele. Sou ateu, não me incomodei com o anúncio, e nem ninguém que eu conheça. Minha amostragem é tão válida quanto a sua, e, havendo conflito entre esses grupos, a decisão deve ser a liberdade. Claro. A Havaianas tem interesse financeiro em tirar o comercial do ar, mas se não quisesse tirar NÃO PRECISARIA.
4- Ah… Não é proibido fazer sexo casual, mas é proibido divulgá-lo como uma coisa natural. Ah. Se você quer ser leproso, o problema é seu. Arque com as consequências. Bom… A igreja é contra a camisinha. Considera-a um baluarte do sexo casual. Ora, a camisinha protege pessoas de doenças letais, protege a vida, e ajuda a controlar o crescimento populacional, sem o fazer de uma maneira abortiva. Essa igreja não tem moral NENHUMA, repito, NENHUMA, para falar de sexo. Posto isso, a pessoa que faz sexo casual têm o direito de escolher fazê-lo, inclusive se essa pessoa for seu filho, ou parente. Educar sim, jamais doutrinar com hipocrisia o livre arbítrio de todos os humanos.
5- É caio, é bem difícil compreender algo tão simples. Tanto que você achou que tinha compreendido, mas passou longe. Foi raso, usou dados sem provas, e exprimiu seu ponto de vista preconceituoso ao dizer “arque com as consequências”. Olha, do jeito que o pessoal casa e separa hoje em dia, trai, tem outra família, mente, oculta, rouba, e etc. Considero muito mais saudável que as pessoas se divirtam carnalmente sim, antes do casamento, divirta-se o quanto quiser, e quando achar alguem especial, casa, e ai sim, acho que tera um casamento melhor. Quem não tem uma história de avô, ou tio, ou pai de um amigo, ou alguém “de outra época”, onde os puritanos adoram dizer “que era muito melhor.. os valores… ah…os valores…” que traía a mulher, e às vezes tinha até outra família….
Caio, nada é simples, e seu texto mais me parece algo saído da TFP – TRADIÇÃO FAMILIA E PROPRIEDADE, reduto de moralistas, vovós por cristo, golpistas de 64, e homossexuais enrustidos, casados, com mulher e filhos.
Vocês realmente acreditaram nisto??? Tudo estratégia de marketing. E de um mal gosto em todos os sentidos……Nossa publicidade já viveu momentos mais criativos.
Tive a paciência de ler TODOS os comentários, por sinal, que quantidade hein dona Clô ? E me sinto absolutamente tranqüilo em assinar embaixo de tudo o que você escreveu. Fico é pasmo como pessoas que aparentemente conseguem realizar sinapses como o Caio e a Gésyka e outros aqui que comentaram, podem concordar com a “censura” velada ao comercial e ter uma visão tão distorcida de educação, moralidade e democracia. É mesmo o fim do mundo…
Agora vi o comercial. Minha avaliação é que a propaganda é ruizinha, a avó não fala sequer com naturalidade, mas não é motivo pra essa hipocrisia toda. O idiota que produziu o vídeo protesto deve ser a Opus Dei ou servo da bispa Sônia.
Boa tarde!!!!
Sinto que nenhuma das atitudes tomadas me satisfez, pois entre o falso moralismo, reaccionarismo da campanha contra a propaganda e a total pasteurização da propaganda, que utiliza qualquer coisa para vender qualquer produto, não consigo ficar satisfeito.
A muito acho que devemos discutir a ética na propaganda, mas devemos ter cuidado com o moralismo travestido de ético, criatividade é muito bom mas deve ser sempre responsavel, não acho que a propaganda seja agressiva, mas poderia ter discutido modernidade de outra forma.
Afinal moderno é fazer sexo?
Sexo é prazer e também é opressão, uma sociedade é mais justa quanto mais liberal e transparente ela for.
Sexo para vender sandálias, serviu de argumento para combater as informações passadas as pessoas no intuito de evitar a gravidez indesejada entre adolescentes. Dessa forma a propaganda é criativa e presta um mal serviço para nossa sociedade ao levar essa discussão de forma tão superficial, talvez fosse melhor a empresa ter refletido as criticas e mostrado outras formas de encarar esse tema e não esconde-la na internet, onde só os modernos tem acesso.
Abs
Irretorquível comentário, Daniela. Se fossem dois homens olhando pro traseiro da juliana paes e falando “Booooa!” (com close ginecológico e tudo o mais), não ia dar nada. Claro. O pai coruja e protetor que reclamou daquele, está vendo esse, babando, babando…
Perfeito!
Não se deve generalizar isso. Maldades há que estão, sim, no olho de quem vê, e outras, não. Quando quisemos abolir a escravatura, essa frase bem poderia servir aos escravocratas: não há maldade em ter escravos, só no olho de quem vê. Logo, sem generalizações – cada caso é um caso. O comercial não me pareceu “mau”. Seja como for – a saída da empresa foi espetacular!
Osvaldo.
E para ficar claro: a resposta da Havaianas foi mesmo muito boa. Reconheceu que o comercial incomodava grande parcela de seus clientes e o retirou da tv, onde todos são, de certa forma, obrigados a assisti-lo, colocando-o na internet, onde assiste somente quem quiser. Parece que as pessoas aqui querem justamente que todos sejam OBRIGADOS a assistir o comercial…
E quanto a músicas funk, cenas de novela, propagandas de cerveja…por que está pressuposto que quem discorda desse comercial concorda com essas coisas?É cada uma…
“Nossa sociedade está assim por um único motivo: FALTA DE FAMÍLIA, falta de diálogo entre pais e filhos (ñ importa a idade), muitas vezes falta de PAI, falta de MÃE.”
Que engraçado…eu concordo com seu diagnóstico, Lohanne, mas o problema é que vc não extrai as consequências das idéias que vc defende. Veja que curioso: se cada vez mais netas se tornarem “moderninhas” como sugerido na propaganda, teremos cada vez mais crianças nascendo “por acidente”, geradas impensadamente, sem que o pai e principalmente a mãe (que geralmente é quem arca com as consequências) tenham responsabilidade e condições para educar uma criança.
Sejamos realistas. Uma liberalização sexual extrema não está dissociada da desestruturação da família! É muito fácil defender todas as “liberdades” do mundo quando as dissociamos de suas piores consequências. Assim podemos taxar os outros de hipócritas e atrasados e, além disso, posar de desentendidos dizendo: ‘ahh, o problema hoje está na falta de família”.
A mocinha de 20 anos segue os conselhos da avó e transa casualmente sempre que encontrar um objeto de seu desejo (ficaram felizes agora feministas de plantão?hehehe). Pois bem, digamos que a mocinha transe e engravide. Possivelmente, o garanhão cairá fora, afinal, ele era apenas um objeto. Qual a solução?Aborto?Como se fosse muito simples e não trouxesse dano algum às mulheres que recorrem a ele, não é mesmo?Ou abrir mão de vários projetos e criar o filho, com pai ausente?
Mas para que pensar nisso, né?Sejamos modernos, façamos sexo à vontade e ensinemos todos a fazerem o mesmo. Se alguma coisa der errado é só a gente reclamar da “falta de família”, que vem sabe-se lá de onde…
Tá tudo muito bom, tá tudo muito bem. Mas tenho pra mim que deixar o filho em casa assistindo aos desenhos animados e a Xuxa é mais perigoso do que este comercial. Né não??
Pode até ser hipocrisia, falso moralismo, mas o maior problema hoje é que já estão achando tudo normal, banalizaram tudo. Não é por que a novela das oito passa um monte de porcaria que agente tem que achar normal uma velhinha falar p/ neta que ela tem que transar com o primeiro desconhecido que ela encontra num restaurante, não é por que o mundo está ficando mais moderno que temos que banalizar as coisas, eu acho que esse tipo de comercial não passa nenhuma mensagem positiva independente do que passa na novela ou no filme e etc…….., é inútil não melhora em nada a educação do nossos jovens, daqui a pouco vão falar que perder a virgindade com 12 anos é normal…………
Só para enfatizar a minha revolta! Tenho uma filha pequena e falar de sexo hoje em dia é normal e obrigação dos pais, sobre o homem ser o objeto de desejo, também é normal… direitos iguais para todos, e finalizando:” bela instiuição do casamento” onde o marido e a esposa dormem na mesma cama para dizer que são casados! Por favor!
Parabéns Clotilde, assino embaixo tudo que você disse!
[…] http://clotildetavares.wordpress.com/2009/09/23/comercial-havaianas-e-cenas-de-hipocrisia-explicita Autor: luisnassif – Categoria(s): Mídia Tags: Havainas, moralismo, publicidade, TV […]
gostei da resposta da havaianas. não vejo nada tão anormal pois programa de tv ensina as meninas a se prevenir usando camisinha em plena 17:30 o que eu digo a maldade ta na cabeça das pessoas.
Parabéns, Clô!!!!
Cara amigo Caio, entendo que você defenda seu ponto de vista cristão, mas estamos num país laico, sem religião oficial, agora só porque um comercial explicitamente falou a palavra sexo, deva ser tirado do ar, e como vc mesmo disse que os demais comerciais como os de cervejas que mostram mulheres seminuas, novelas que mostram casais transando, músicas que incentivam em sua coreografica posições e gestos sexuais são normais. Oras isso tudo é apologia a que, sexo, ou não?!!?. Me entristece ver que uma mãe fica horrorizada por tem que explicar o que é sexo para sua filha de 5 anos, eqto milhares de outras acham lindo ver suas filhas dançando a aquela música do funk, creu. Aqui em casa são todos cristãos, minha mãe é mto religiosa, e o comercial soou mto sútil, tanto que já virou mania qq coisa q façamos ou dissemos, brincamos “viu como sou moderninho”. A questão do sexo nem é algo q ficou mais marcante, mas sim o tom irônico da avó para com a neta, que dentro do contexto não passou de uma brincadeira entre avó e neta, e não um mandamento autoritário. Como já foi mto bem dito, a maldade está nos olhos de quem vê.
Beijomeliga!
Dado falou tudo!
“Que absurdo alguem falar que o comercial da avó é normal e legal.Ainda bem que foi proibido, como pode a havainas se sujeitar a essa apelação? E para vcs moderninhos, que tal sua mãe ou irmã sair para jantar e a cada jantar conhecer um cara e ir para o motel? Quem sabe sua esposa ou namorada comece a pensar assim e te deixe falando de hipocrisia sozinho? Aff.”
Não podia fazer idéia de que esse comercial renderia tanto falatório. Confesso q achei um barato a vozinha dizer aquilo, pois dentre tantas coisas q a gente vê na televisão, achei muito menos ofensivo. A apologia ao sexo é explicitíssima em qquer lugar, nem precisa sair de casa. Por um acaso nunca passou um carro na sua porta tocando: “Chupa, chupa, chupa q é de uva”, “Créu, Créu, Créu”, “Só canela, só canela meu bem”, “Tô ficando atoladinha, tô ficando atoladinha, toma toma bunitinha”, entre várias outras q, se eu for citar, ficarei aqui por no mínimo um mês. Sem falar nas novelas, onde todo mundo transa com todo mundo, casa com um e tá grávida do outro, conhece hj e amanhã já tá na cama. E os comerciais??? Todo comercial de cerveja tem um mulherão com um copo imenso de cerveja na mão, uma boca enorme pintada com batom vermelho, geralmente com um decotão ou de biquíni. Gente, acorda, td, absolutamente td na tv faz apologia ao sexo. Vendo por esse ponto, acho sim, uma hipocrisia sem tamanho retirar esse comercial de circulação.
Agora vem um bacana e fala q eu ñ tenho o direito de chamar ninguém de hipócrita, patati, patatá… Amigo, olhe ao seu redor e me diga: o q vc vê???
Sinceramente: Acho q é justamente por causa dessas pessoas, q acontecem tantas coisas ruins nesse nosso país maravilhoso.
Nossa sociedade está assim por um único motivo: FALTA DE FAMÍLIA, falta de diálogo entre pais e filhos (ñ importa a idade), muitas vezes falta de PAI, falta de MÃE. As pessoas precisam conversar umas com as outras. Estamos num país onde sobram crianças nascidas e faltam pais para criá-las com dignidade.
VIVEMOS NUMA SOCIEDADE MACHISTA, ONDE A MULHER É TRATADA OU COMO OBJETO SEXUAL OU COMO EMPREGADA. Por isso esse comercial rendeu tanto: dessa vez o OBJETO sexual foi um homem.
“A maldade está nos olhos de quem vê”
“Liberdade de expressão,
Deixa eu falar filha da p…
Expressão”
“”Ainda vem esses otários dizendo “mimimi sexo não é normal” “mimimi sexo não é pra crianças” “mimimi isso é imoral””
Eis um discurso odioso. Primeiro, por defender explicitamente a pedofilia. Quer dizer então que sexo é para crianças? E os antigos é que estavam certos, quem sabe os gregos, né? Fodamos os rapazinhos impúberes.
Aliás, os erros de informações são grotescos. A idéia de pureza das crianças advém do Romantismo, não do início do século passado. Muito pelo contrário, no início do séc. XX o dr. Freud estava justamente fazendo o oposto de uma ‘purificação’ das crianças.
A defesa das crianças da exploração sexual que ocorria na Antiguidade e em outras culturas foi uma conquista do Cristianismo, independentemente de qualquer visão da infância como um período de pureza no sentido atribuído pelo Romantismo.
Segundo, esse rapaz tem uma visão doentia do mundo. Ele simplesmente considera que qualquer pessoa que defenda regras morais é na verdade um hipócrita que faz coisas terríveis. Há 2 erros básicos nessa visão.
Primeiro, ela desconsidera que uma parte muito grande da população não se entrega a todos esses vícios que ele citou. Na cabecinha do ‘monoolho’ há no subsolo de cada igreja uma passagem secreta para um salão onde ocorrem bacanais hahaha.
Segundo, há um desconhecimento elementar da teologia cristã (o objetivo de pessoas como esse ‘monoolho’ é apenas destilar seu ódio contra o Cristianismo, não importa compreendê-lo). No Cristianismo, as noções de tentação e pecado são fundamentais. Uma pessoa que faz exatamente o oposto do que ela prega muito possivelmente está, aos olhos do Cristianismo, cedendo a uma tentação e pecando. Ela sabe que há um princípio moral mas, por alguma fraqueza, ela não consegue segui-lo. Mas o fato de que alguns indivíduos não conseguem seguir certos princípios morais não diz nada contra os princípios morais, mas sim contra os indivíduos! Se um homem defende que o adultério é imoral e que não deve trair sua esposa mas, mesmo assim, vai até a casa da vizinha e faz sexo com ela, isso pode indicar 2 coisas: a)que na verdade ele não acredita nesse princípio moral e o defende apenas por conveniência. Nesse caso ele é hipócrita e não sente culpa; b)ou então que ele de fato acredita nesse princípio moral mas que não consegue resistir à tentação de fazer sexo com a vizinha. Isso é o que os cristãos geralmente chamam de pecado e que traz o sentimento de culpa.
Enfim, o que mensagens detestáveis como essa do ‘monoolho’ afirmam é que TODOS os cristãos são hipócritas. Ou seja, nenhum acredita verdadeiramente nos princípios que tenta seguir. Todos são enganadores, que depois de pregarem sua moral de fachada caem em orgias com prostitutas. Aliás, esse “dado” divulgado pelo monoolho, de que a grande maioria de cristãos saem com prostitutas é algo tão obviamente ridículo e mentiroso que só pode levar à conclusão de que se trata de um sujeito muito mal-intencionado.
Perfeito, Gésika, perfeito. Seu comentário tocou no cerne da questão. Apoiada!
Não sou nenhum bom samaritano pelo contrário, mas achei esse comercial bem chulo isso não posso negar, por essas e outras lá fora nós somos vistos como o país da sacanagem, abaixo o créu, abaixo promiscuidade, abaixos as tendências maliciosas de novelas nos canais livres, a criança quando tiver de saber o que é sexo tem de ser instruída e acompanhada (até certo ponto) pelos pais e não serem agredidas gratuitamente com um monte de porcarias que elas estão expostas na tv hoje em dia, falei.
Clotilde,
belo post (como sempre!) e um tapa com luva de pelica a resposta das Havaianas.
Beijos!
Eu também adorei a resposta. Sutil, mas muito eficaz.
Adorei a postagem
Beijos!!!
A pior coisa que aconteceu nos últimos dez anos do Brasil é o “aumento da cidadania” e do tal “politicamente correto”. Ai que saudade dos Raimundos… 🙂
ironic mode on!
O povo vive na falsa moralidade, graças aos grandiosíssimos pastores de hoje em dia.
Em Antes de Cristo os antigos queriam apresentar o sexo, a guerra e a honra o mais cedo possível. Só um bando de mimimi no começo do século passado que começaram a dizer que a infância é única e que as crianças são puras.
E tem gente que ainda acredita na bíblia, pelo amor de deus…
Só porque um comercial ruim não fala sobre cerveja, mas sim sobre chinelos o pessoal fica todo bravinho reclamando. Se fosse a juliana paes na porra do lugar da neta, ou fosse um cara no lugar dela e uma dessas putas das propas de cerveja aparecessem no restaurante ia ser apenas mais um.
Falsa moralidade não é bem vista aos olhos do seu Senhor.
Isso me incomoda seriamente.
Sério, maior exemplo de hipocrisia: metade dos protestantes usa de prostitutas. Mais da metade dos católicos, e muito, muito mais.
Ainda vem esses otários dizendo “mimimi sexo não é normal” “mimimi sexo não é pra crianças” “mimimi isso é imoral”, depois vão lá, fazem uma orgia com prostitutas, bebem 80 litros de cerveja, saem correndo com o carro num racha, atropelam alguém, pagam uma fiança e e pronto, de volta à pureza.
Coisa mais idiota dar essa importância a uma simples pergunta de uma criança. Eu me pergunto como esses pais farão para blindar seus filhos de todas as situações da vida? Vão mandar a Globo tirar as notícias ruins do Jornal? Vão mandar a Prefeitura tirar os meninos de rua das ruas? Coitados desses filhos que viverão num mundo de fantasia! Na verdade acho que o que está faltando a esses pais é preparo para educarem seus filhos. Ao invés de se preocuparem com um simples comercial deveriam gastar melhor o seu tempo pesquisando sobre como educar seus filhos e como responder às perguntas deles. Uma criança pequena pergunta o que é sexo? Basta uma simples resposta adequada à idade: Sexo é uma coisa que adultos fazem, ou que um casal faz. Pronto. Não precisa elaborar. A criança não quer saber detalhes nessa idade. Ela só perguntou o que significava uma palavra que ela desconhecia. Poderia ter perguntado o que é uma vitrola. Hahahahaha!
Concordo que o final do vídeo criticando a propaganda mistura as coisas, ok. Mas não venham querer me dizer que o vídeo não é prejudicial às crianças. É por causa de “pequenas” insinuações como essas que as crianças crescem tendo uma visão totalmente distorcida do sexo! Desculpem os “moderninhos”, mas, se essa tal vida moderna de vocês é tão boa, porque ela não conseguiu mudar o quadro de tanta gravidez na adolescência por falta de instrução? Por quê? Desculpem, mas o problema não é a mulher ficar “rodada” não! O problema é a degradação a que chegamos! Não é uma questão de moralismo, mas sim de realismo! Se há o direito de defender o comercial, porque não há o de criticar? Porque todos tem que concordar que sexo fora do casamento é normal? Não é, não é, não é! Me consideram retrógrada? Fazer o que, mas essa é minha opinião e a de muitas pessoas que, unidas, conseguiram tirar o comercial do ar.
Só pra esclarecer: alguns falaram que a mãe precisa esclarecer sobre sexo pra crianças. É óbvio que sim! Mas, e quando a mãe tem que desconstruir toda uma ideia errada que a criança apreendeu por causa de um comercial?
Mais uma coisa: quanto à novelas, desenho etc. Essas programações tem horários específicos, os pais tem como saber a hora que vão passar e podem bloquear alguns canais e/ou deixar alguém monitorando pra que não permita que a criança assista algo inadequado. Um comercial, entretanto, não há como controlar. Principalmente se é novo. Principalmente quando não se espera que se misture sexo com calçado!
E, para terminar, com um comercial como esse, ainda se poderia deduzir: quem é moderno faz sexo fora do casamento; e também quem é moderno usa as novas havaianas. Então, só queriam vender pras “modernas”? Sinto muito, mas parece que há muitos retrógradas. Não me envergonho de ser uma delas! E, bem, afinal, o comercial saiu do ar! Vitória às “retrógradas”!
Olha! Acredito que seja muita hipocrisia mesmo!!!!
Uma vez que,nas novelas passan cenas e falas até bem mais apimentadas,e entretanto nunca deixaram de ser exebidas!!!
Simplesmente brilhante essa colocação do Hypatia (20:19:00) :
Mas acredito que o mais “agressivo” aqui está em dois pontos chave:
1) o objeto sexual é homem, e não mulher
2) trata-se de sexo ao estilo feminino: falando. Homens não gostam de falar nem ouvir …
Acredito que a reação adversa é mais sexista do que hipócrita.
Por mais que na superfície se diga que os tempos são outros para o comportamento sexual da mulher, nós somos bombardeadas com atitudes sexistas na tv, no cinema, na internet e na vida afora o tempo todo. Fechar os olhos para a maioria sexista que se sente ofendida pelo comercial do chinelo e não pelo de cerveja é o mesmo que assinar embaixo da misoginia e do desrespeito à mulher.